2012 Onda Zero – A websérie!

A websérie 2012 Onda Zero é um projeto nacional (em todos os sentidos) do qual sou o produtor executivo. Esse projeto é sem dúvida o mais interessante e diferente do qual já participei.  Infelizmente não posso, ao menos hoje, contar detalhes dos bastidores do projeto. Pois é, como citado na matéria da Folha Online, ares de super produção. E por isso mesmo sigilosa até que tudo esteja pronto. E que trabalho para aprontar tudo.

A websérie em si nasceu de um projeto maior. A idéia era criar um ambiente onde fosse possível testar a interatividade desse outro projeto. Uma história rolando na internet, com interação dos espectadores, descoberta de detalhes e montagem de quebra-cabeças soltos pelo site e vídeos, parecia perfeita. Era um excelente ambiente de testes. Tudo foi preparado para o lançamento do projeto em agosto de 2009, quando o site da websérie foi ao ar disponibilizando o primeiro spot promocional da websérie. Muita gente comentou o vídeo e sempre a ênfase dos comentários era sobre a qualidade do trabalho e da história.

A maioria dos internautas perguntava sobre como os vídeos eram feitos, quanto custaram e principalmente sobre os locais de gravação. Quinze dias após liberamos o spot promocional dois. Novamente a grande surpresa dos internautas foi o uso de efeitos visuais para compor a cena final, onde JP fica preso num elevado destruído no futuro. Comentários como: “Como vocês fizeram aquilo?” e  “Parece com produção de série americana!” são comuns no site da websérie.

O projeto 2012 Onda Zero começou a tomar uma proporção maior do que esperávamos. Resolvemos enfim liberar o episódio I – Encontro com o Destino (fotos)  com 07:47min de duração. O sucesso foi estrondoso. Contando com os canais de distribuição, como o Videolog, o episódio I passou das 100 mil visitas. Para uma websérie nacional, sem divulgação na mídia, até que é um bom número! ;)  Tivemos uma longa lista de referência e entrevistas, das quais vou destacar a que nosso diretor Flávio Langoni e o protagonista Thiago Neri deram ao Scrap MTV.

Contudo, a websérie ainda era um ambiente de testes. E a quantidade de acessos serviu, além da conta, para os primeiros resultados começarem a ter forma e a guiar as próximas escolhas. Isso, sem nenhuma dúvida, foi um dos grandes entraves em liberar mais episódios. Apesar de a produção já ter rodado e editado bastante coisa, o ritmo da websérie precisava acompanhar o do seu projeto pai. E o bendito mudou o rumo da websérie. Isso fez com que parte do material já pronto fosse jogado fora, para então o que restou ser adaptado.

O episódio II – Relâmpagos no Horizonte (trailer – fotos) foi completamente modificado. Ganhou mais tempo e ficou com 14:47min e com cenas novas rodadas só pra ele. Deu foi trabalho! Recentemente, a convite do próprio Videolog, o episódio II – Relâmpagos no Horizonte (trailerfotos)  foi exibido no Circuito 4×1. O público do evento, em sua maioria profissionais de marketing digital além produtores de vídeos para a web, aplaudiu o conteúdo. A prévia já nos deu uma boa noção de que o projeto está no caminho certo.

De qualquer forma fica ainda a situação de que, como a websérie está “presa” a um cronograma maior, o timing para acompanhar a vontade dos espectadores de assistir novos episódios é perdido. Para se ter uma idéia, liberamos no site da websérie o trailer do episódio II – Relâmpagos no Horizonte. Porém, não divulgamos nada. O trailer está com mais de mil visitas e subindo. Temos público buscando o tempo todo novo conteúdo no site.

Só agora, e por isso mesmo escrevo sobre, o projeto ganhou aval e liberação para ser tocado independente do seu projeto pai. Isso dará liberdade para a produção criar um cronograma mais curto para liberação dos episódios. Vamos correr atrás de apoio oficial para a websérie de forma que possamos presentear os fãs com episódios mensais ou quinzenais, dependendo exclusivamente de orçamento para tal. Hoje o projeto já conta com o apoio do Prezunic, TGI Fridays, Rio Sul, CommCenter, Nova Unig, Faculdade CCAA, Add Technologies, Bolsa de mulher e Videlog.

Espero ter boas novas sobre a 2012 Onda Zero logo em breve!

Produção: FABIO FARZAT – FLAVIO LANGONI
Direção: FLAVIO LANGONI
Ass. de Direção: CESAR SARAT
História: FLAVIO LANGONI – WAGNER RIBEIRO
Roteiro: – WAGNER RIBEIRO – CLÁUDIO DOS ANJOS – CRISTIANO CARLOS – PACHA URBANO
Produção Executiva: ALESSANDRA PINESCHI – FABIO FARZAT
Fotografia: FLAVIO LANGONI – LUCIANA MARTINEZ
Camera: MARCELO SARAMAGO – JOÃO HENRIQUE
Trilha Sonora: HYDRIA
Efeitos Especiais: KILMERSON
Edição: CHARLES ALEXCHAIVIKE
Computação Gráfica: MARLON SALDANHA – CHARLES ALEXCHAIVIKE

Deixe seu comentário